Produtos Químicos Fracionados
Foram encontrados

227 produtos

nesta página
Filtrar Produtos
Nacional100113

5 Kg - Sulfato de Cobre Penta-hidratado
5 Kg - Cal Hidratada

 

Calda Bordalesa é também um tradicional fungicida agrícola, resultado da mistura simples de sulfato de cobre, cal e água. Apresenta eficiência comprovada sobre diversas doenças fúngicas e também ação contra bactérias e repelência para diversas pragas. Oferece elevada resistência à inoculação e às chuvas. Ela não deve ser misturada a outros defensivos agrícolas, devido a sua elevada alcalinidade. A metodologia da aplicação e o preparo da calda são importantes para o êxito do tratamento, assim como a concentração e a qualidade dos ingredientes.
 

Formulação e Preparo
Utilizando-se recipientes não metálicos e considerando-se para 1 litro de calda a 1% (1:1:100), temos: 10g de sulfato de cobre em pó, 10g de cal (a 95%) e 1 litro de água em temperatura ambiente.

Considerando que o Kit é composto por 5 Kg de cada produto, é possível fabricar até 500 Litros.

sulfato de cobre é fechado em um saco de pano poroso e deixado imerso em 0,5 litro de água por 24 horas para a completa dissolução dos cristais. Vinte e quatro horas representam um tempo seguro de diluição para a maioria das condições. Em outro recipiente é feita a reação da cal com pequenas quantidades de água; à medida que a cal "queima" segue-se adicionando água até completar 0,5 litro. Em um terceiro recipiente as duas soluções devem ser misturadas. Deve se acrescentar aos poucos a mistura de sulfato de cobre à de cal, sempre agitando fortemente com um utensílio não metálico. Devemos sempre adicionar o ácido (Sulfato de cobre) à base (Cal) devagar para evitar reação de aquecimento.


Calda Bordalesa (Pronta para Uso)
Neste ponto a mistura deveria estar neutra ou, de preferência, levemente alcalina para evitar a fitotoxicidade provocada pelo sulfato de cobre livre.
Certifica-se, medindo o pH da calda, com um 
pHmetro ou outro meio indicativo. Pode-se, por exemplo, improvisar uma checagem da acidez através de um objeto metálico, como uma faca de aço. Para tanto, mergulha-se a faca por 2 ou 3 minutos no preparado. Se a faca escurecer, isto indica acidez excessiva. Neste caso seria necessário elevar o pH, adicionando-se mais mistura de cal à calda.
Quando preparada, essa calda tem validade de três dias.


Tratamento
A mistura atua por meio dos íons de Cobre (Cu2+). Estes íons afetam as enzimas dos esporos do fungo de tal forma que impede o seu desenvolvimento. Sendo assim, a Calda Bordalesa deveria ser usada preventivamente antes do estabelecimento de doenças fúngicas. 
Recomenda-se o uso com cautela, evitando-se abusos nas quantidades. Na realidade cada espécie de planta apresenta uma sensibilidade e necessidade específica de concentração desse preparado. Contudo, como regra genérica, a fórmula acima é indicada para a maioria das plantas adultas, enquanto no caso de mudas ou brotações prescreve-se diluir essa mistura a 50% com água.


Pulverizadores agrícola e doméstico
Fazendo uso de um pulverizador, ministra-se o produto em dia ensolarado, e assim borrifando a planta inteiramente.É prudente uma pré-filtragem na calda para evitar entupimentos no equipamento de aspersão.
Feita a calda ela tende a se oxidar, por isso deve ser aplicada em 24 horas para melhor eficácia e repetido, ao menos uma vez, o tratamento a cada 15 dias. 
Complementando este procedimento, costuma-se obter melhor resultado quando as partes da planta, afetadas pela doença, são podadas antes da pulverização. Porém é preciso antes estudar se a espécie, em questão, pode ser podada sem prejuízo a sua particular fisiologia. Sendo que as partes extirpadas devem ser, de preferência, incineradas.


IMPORTANTE
Para produzir a calda bordalesa é necessário compreender que seu uso não deve ser associado com a calda sulfocálcica e que, caso seja necessário utilizar ambas as composições, recomenda-se um intervalo entre 30 e 40 dias entre as aplicações no cultivo.


Cuidados com o seu uso
O sulfato de cobre desequilibra o ambiente através da lixiviação do solo. Com isso o cobre tende a se acumular danosamente na terra. A calda, em excesso, polui os rios, prejudica os peixes e criações de animais.
Ela extermina por completo as 
minhocas no solo, que são benéficas em qualquer cultivo saudável e imprescindíveis na agricultura orgânica
A calda bordalesa é um produto com certo grau de toxidade. Desta forma, frutas, sementes, folhas, etc. que foram tratadas com esse preparado devem ser evitados e não ingeridos.
Embora seja de baixa 
volatilidade, ela pode produzir irritações na pele e mucosas quando em contato direto com o corpo. Sendo assim, como na maioria das aplicações de produtos agrícolas, durante sua manipulação é necessário seguir procedimentos padrões de segurança. Ou seja, deve-se usar trajes apropriados e cuidados como luvas impermeáveis, máscaras de proteção e botas de borracha.

100113
44
Calda Bordalesa (Sulfato Cobre 5 Kg + Cal Hidratada 5 Kg)
AurosQuímica100075

Kit para Tratamento de Madeira - 500 Litros  5 Kits com 2,4 Kg cada
(Tratamento de Madeira Eucalipto, Mourões e Palanques).

Produtos e quantidades que compõem o Kit são enviados misturados prontos para diluição.
4,5  Kg - Dicromato de Sódio
4,25 Kg - Sulfato de Cobre
3,25 Kg - Ácido Bórico
 

Para atender à crescente demanda por madeira de boa durabilidade, pode-se fazer o tratamento preservativo em madeiras de espécies plantadas e de crescimento rápido; todavia com baixa durabilidade natural (eucalipto, pinus, bambu, etc.).

Um dos métodos utilizados para o tratamento de mourões é o de substituição de seiva que proporciona bons resultados quando aplicado em madeira de baixa durabilidade. Tal método aumenta a durabilidade do mourão em cerca de 5 vezes, ou seja, um mourão de eucalipto tratado por esse método terá vida útil entre 15 e 20 anos. 

PREPARO DOS MOURÕES
Os mourões devem ser obtidos de árvores retas, roliças e com poucos galhos e devem ser preparados logo após o corte da árvore (máximo 24 horas), seguindo-se os seguintes procedimentos:
1) Cortar o mourão no comprimento desejado e fazer um corte chanfrado na extremidade superior.
2) Eliminar os ramos laterais (se existirem), deixando um pequeno pedaço até o final do tratamento.
3) Descascar os mourões com cuidado para não ferir o albumo, por meio de batidas com bastões de madeira roliça.


LOCAL E RECIPIENTE PARA O TRATAMENTO
O local para tratamento deve ser bem ventilado e deve oferecer proteção contra chuva e sol.

É fundamental que o recipiente a ser usado nesse tratamento seja bem vedado, como exemplo, podem ser utilizados tambores de plásticos ou de latão (200 litros), sendo que os plásticos têm maior custo inicial, porém maior durabilidade.

MELHOR ÉPOCA PARA O TRATAMENTO
Este tratamento pode ser feito durante todo o ano, desde que se tenham os cuidados em relação ao local para o tratamento (item anterior). Além disso, recomenda-se fazer os tratamentos nas estações do ano em que a umidade relativa é baixa (meses sem R), para acelerar a absorção da solução.


LEMBRETES IMPORTANTES
No verão, caso apareçam traças furando a madeira já tratada (orifício de postura), devem-se adicionar, nos próximos tratamentos, 30mL de inseticida piretróide (Decis 25 ou Buldok) à solução preservadora.


PREPARO DA SOLUÇÃO PARA O TRATAMENTO

Dissolver 2,4 Kg do composto AUROSTRAT MAD em 100 litros de água.
Acrescentar  50ml de vinagre para estabilizar a solução.
Agitar bastante com o bastão de madeira.
Coloque os mourões na solução, e em seguida, o óleo queimado para evitar a evaporação.


CONDUÇÃO DO TRATAMENTO

  1. Colocar os mourões em pé (com a ponta chanfrada para cima) dentro do recipiente.
  2. Adicionar a solução preservante de forma que atinja uma altura de aproximadamente 60 cm (altura a ser enterrada + 20 cm). Este nível deverá ser mantido até o final do tratamento.
  3. Número de mourões a serem tratados com 100 litros de solução: valores estes aproximados.
     
Alt / Diâmetro8 cm9 cm10 cm11 cm12 cm13 cm14 cm15 cm
1,80 m4433272118161412
2,00 m3829242017141210
2,20 m342722181513119
2,50 m302419161311108

100 Litros da solução tratam aproximadamente 0,380 m³ de madeira.

100075
44
Tratamento De Madeira - 500 Litros | 5 Sacos 2,4 Kg
Nacional497

Tripolifosfato de Sódio 

 

Fórmula: Na5P3O10

Massa Molecular: 367,864 g/mol
CAS; 7758-29-4
Aspecto: Pó ou granulado branco, indoro
Solubilidade: Em água

 

UTILIZAÇÃO

É utilizado como aditivos e agente de flotação, dispersante, emulsificante em indústrias alimentícias; bem como em estabilizante de solos.
Fabricação de detergentes industriais e domésticos atuando como sequestrante e dispersante de sujeiras, como condicionador de águas, floculante de  cerâmicas e agente dispersante de corantes.

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos..
Lave-se com água e sabão após manusear o produto.

 

497
44
Tripolifosfato de Sódio - 5 Kg
AurosQuímica493

Borax também conhecido por borato de sódio é um mineral muito usado na indústria, já que possui diversas utilidades.

Formula Molecular: Na2B4O7.10 H2O
CAS Nº: 1303-96-4
Peso Molecular: 381,37 
Aspecto: Solido branco, inodoro
Solubilidade: Em Água


UTILIZAÇÃO
Em tratamentos termoquímicos na produção de materiais metálicos.
Em curtumes, para limpeza do couro.
Na produção de diversos inseticidas.

Na produção de detergentes, desinfetantes, sabão e pesticidas.
Na limpeza de metais, dissolvendo os óxidos metálicos.
Na fabricação de esmaltes para porcelanas.
Na fabricação de vidros resistentes a temperaturas elevadas e vidros óticos.
No tratamento de lã de ovelha, quando usada para isolamento térmico.
Em química analítica.
No processo de diafanização de animais para pesquisa científica.
Como fertilizante para nutrição de plantas.
Na fabricação de instrumentos e corte artesanais, como facas e espadas.
Na composição de fundente em fundição de ouro.



MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos.
Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la.
Lave as mãos com água e sabão após manusear o produto.

493
44
Borax Decahidratado - 5 Kg
Importado288

Nitrito de Sódio

Formula:
 NaNO2
CAS: 7632-00-0 
Peso Molecular: 69,00
Aspecto: Pó branco a ligeiramente amarelado
Solubilidade: Em água


UTILIZAÇÃO
Matéria prima, Produto intermediário, inibidor de corrosão;
Agente para tratamento da superfície;
Indústria Química e Farmacêutica;
Tinturaria e estampagem têxtil;
Acelerador na fosfatização;
Indústria da construção;
Indústria petrolífera;

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos, a pele ou a roupa.
Evite inspirar partículas aéreas use um meio de proteção das vias respiratórias quando houver possibilidade de exposição.
Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la.
Lave-se cuidadosamente com água e sabão após manusear o produto.

288
44
Nitrito de Sódio - 5 Kg
Importado1237

Metabissulfito de Sódio ou pirossulfito de sódio é um composto inorgânico.

Fórmula: Na2S2O5.
CAS: 7681-57-4
Peso Molecular: 190,10
Aspecto: Pó branco para amarelado.
pH: 3,5 a 5,5

UTILIZAÇÃO
Tratamento de efluentes, curtumes e indústria fotográfica como agente redutor;
Agente anticloro em indústrias têxteis e operações de branqueamento em geral;
Indústria de papel como agente de branqueamento além de agente anticloro;
Agente de branqueamento no beneficiamento de caulim e indústria de tanino;
Agente de sulfonação em detergentes e síteses orgânicas;
Fonte de SO2 para indústrias em geral.

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos, a pele ou a roupa.
Evite inspirar partículas aéreas use um meio de proteção das vias respiratórias quando houver possibilidade de exposição.
Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la.
Lave-se cuidadosamente com água e sabão após manusear o produto.

 

1237
44
Metabissulfito de Sódio - 5 Kg
Nacional120

Ácido Cítrico ou citrato de hidrogênio, de nome oficial ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico, é um ácido orgânico fraco, que se pode encontrar nos citrinos.

Fórmula: C6H8O7
Massa molar: 192,124 g/mol
Densidade: 1,66 g/cm³
Solúvel em: Água

UTILIZAÇÃO:
Como neutralizante, em substituição ao acido acético, nos processos de alvejamento. 
Polidores para cobre, galvanização, detergentes, textil e papeis.   
          

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos, a pele ou a roupa.
Evite inspirar partículas aéreas use um meio de proteção das vias respiratórias quando houver possibilidade de exposição.
Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la.
Lave-se cuidadosamente com água e sabão após manusear o produto.

 

120
51
Ácido Cítrico - 5 Kg

Ácido Cítrico - 5 Kg

Carregando...
Nacional1195

Percarbonato de Sódio é um poderoso oxidante na forma pó, livre de Bóro (B), originado da reação entre Peróxido de Hidrogênio e Carbonato de Sódio.

Fórmula: 
2Na2CO3 ·3H2O2      
CAS: 15630-89-4
Aspecto: Grânulos branco, inodoro.
Peso Molecular: 314,06
Granulometria: 250 - 1000
Solubilidade: Em água


UTILIZAÇÃO
Utilizado em formulações de detergente em pó, limpadores multi-uso, tira-manchas, desinfetantes, limpadores para carpetes, alvejante (não reage com as cores), lava louças em pó e uma série de outros produtos onde se faz necessário a remoção de manchas orgânicas.
Também pode ser utilizado em curtumes como alternativa ao peróxido no processo de alvejamento para alguns processos.

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Evite o contato com os olhos.
Não ingerir.
Evite inspirar partículas aéreas, use um meio de proteção das vias respiratórias quando houver possibilidade de exposição.
Lave-se com água e sabão após manusear o produto.

1195
44
Percarbonato de Sódio - 5 Kg
Nacional1026

Sulfato de Cobre ou Sulfato Cúprico é um composto químico.

Formula: CuSO4.5H2O
Peso Molecular: 249,68
CAS: 7758-99-8
Aspecto: Cristais azul, inodoro
Solubilidade: Em água

UTILIZAÇÃO
Utilizado na eliminação de fungos, sendo muito aplicado na agricultura e na jardinagem. É um dos principais componentes da calda bordalesa, usada na cultura frutífera contra a ferrugem, uma doença fúngica.
Uma outra aplicação do produto é na composição de cheshunt, uma mistura de sulfato de cobre e carbonato de amônio, sendo aplicada na horticultura para evitar a queda das folhas das plantas.
Na agricultura, o seu uso não é exatamente como herbicida, mas sim para o controle de plantas aquáticas exóticas invasivas e contra raízes de outras plantas invasivas próximas a encanamento de água.
A forma diluída do sulfato de cobre é utilizada para o tratamento de infecções de parasitas em peixes de aquário, servindo também para remover caracóis desses ambientes. A dosagem, no entanto, deve ser muito bem controlada, uma vez que os íons de cobre são bastante tóxicos para os peixes.
Outras aplicações, como o tratamento de água de piscinas, coloração de vidro, processamento de couro e de têxteis, pirotecnia e ainda como colorante verde.
Na pecuária, é usado para banho das patas dos animais para endurecimento dos cascos, reduzindo a incidência de coxeadura. Embora seja tóxico para pequenos animais, nos animais de maior porte não apresenta qualquer contraindicação.

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos, a pele ou a roupa.
Não ingerir.
Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la.
Lave-se com água e sabão após manusear o produto.

 

1026
44
Sulfato de Cobre - 5 Kg
Nacional100571

Base Perolizante (Base Perolada) é uma associação de tensoativos, doadores de brilho perola, contribuindo para a sofisticação do produto acabado.

Aspecto: Líquido viscoso branco perolado
Solubilidade: Em água

UTILIZAÇÃO
Muito utilizado na fabricação de:
Sabonete Líquido
Shampoo
Gel de banho
Banho de espuma
Cremes de Barbear
 

RECOMENDAÇÃO DE USO
Recomendado o uso de 3 a 6% sobre o volume do produto final
Fabricação em temperatura ambiente até no maximo 45ºC, pois em temperaturas superiores pode haver redução ou até mesmo o completo desaparecimento do efeito perolizante.

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos.
Não ingerir.
Lave-se com água e sabão após manusear o produto.

100571
44
Base Perolizante - 5 Kg
Importado100409

Selenito de sódio é uma forma inorgânica de selênio.

Formula: Na2SeO3
CAS: 10102-18-8
Aspecto: Pó cristalino branco ou levemente amarelado
Concentração: Mínimo 98,5%
Selênio (Se): Mínimo 45,0%
Solubilidade: Em água

UTILIZAÇÃO
Utilizado para fabricação de vidro incolor, onde a cor rosa transmitida pelo selenito anula a cor verde transmitida pelas impurezas de ferro.

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos, a pele ou a roupa.
Evite inspirar partículas aéreas use um meio de proteção das vias respiratórias quando houver possibilidade de exposição.
Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la.
Lave-se cuidadosamente com água e sabão após manusear o produto.

100409
44
Selenito de Sódio - 5 Kg
Nacional100335

Cloreto de Zinco, é um sólido cristalino branco, inodoro, higroscópico e deliquescente.

Fórmula molecular: ZnCl2
Peso Molecular: 136.30 g/mol
Aparência: sólido branco.

 

UTILIZAÇÃO:
É muito utilizado em processamento de têxteis, fundentes em metalurgia, sínteses químicas e agente desidratante.
As maiores vantagens de ZnCl2 são o baixo custo do reagente, a facilidade de manuseio, a toxicidade moderada e o amplo espectro de atuação como catalisador.

RESTRIÇÕES DE USO:
Industria Farmacêutica


MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos, a pele ou a roupa.
Evite inspirar partículas aéreas use um meio de proteção das vias respiratórias quando houver possibilidade de exposição.
Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la.
Lave-se cuidadosamente com água e sabão após manusear o produto.

100335
44
Cloreto de Zinco - 5 Kg
Nacional100323

Sulfato de Níquel é um composto inorgânico.

Fórmula: NiSO4(H2O)6
CAS: 10101-97-0
Peso Molecular: 262,89
Aspecto: Cristais verde, inodoro
Concentração: 98%
Níquel: 22%
Solubilidade: Em água

UTILIZAÇÃO
Utilizado nos banhos galvânicos visando manter o nível de íons de Níquel (metal disponível) na solução, garantindo a eficiência do processo de eletrodeposição.
Muito utilizado na agricultura, elemento que começa a ser compreendido como micronutriente essencial às culturas, pode incrementar a produtividade da lavoura, diminuir a ocorrência de doenças como a ferrugem asiática e melhorar a sustentabilidade da atividade agrícola de acordo com pesquisadores de Agricultura. 

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos, a pele ou a roupa.
Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la.
Lave-se com água e sabão após manusear o produto.

100323
44
Sulfato de Níquel - 5 Kg
Importado100267

Sulfato de Cobalto Heptahidratado

Fórmula: CoSO4 7H2O 
CAS: 10026-24-1
Aspecto: Microcristal vermelho, inodoro
Peso Molecular: 281,10
Solubilidade: Em água

 

UTILIZAÇÃO
Micronutrientes para agricultura, suplemento mineral em ração de animais, secante em tinta litográfica, vernizes, cerâmica, esmaltes, pigmentos para decoração de porcelana, fabricação de secantes para tintas, catalisadores para poliéster.

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos.
Lave-se com água e sabão após manusear o produto.

100267
44
Sulfato de Cobalto - 5 Kg
Importado100261

Sacarina Sódica é uma substância artificial, produzida a partir de tolueno. 

Fórmula: C7H4O3NSNa.2H2O
Peso Molecular: 241,19 g/mol.
CAS: 6155-57-3
Aspecto: Cristais brancos, inodoro
Solubilidade: Em água, etanol

UTILIZAÇÃO
É resistente ao calor e tem poder nutritivo.

Pode ser aplicado em formulações veterinárias.

100261
44
Sacarina Sodica - 5 Kg

Sacarina Sodica - 5 Kg

Carregando...
Importado100257

Metassilicato de Sódio é um sólido branco, cristalino, inodoro, atóxico com ponto de fusão de 72°C e altamente solúvel em água.

Fórmula: Na2SiO3             
CAS: 6834-92-0
Peso molecular: 212,14
Aspecto: Sólido branco em pó ou granulado, inodoro
Solubilidade: Em água

UTILIZAÇÃO
Utilizado como desengraxante. Aplicações em indústria têxtil, galvanoplastia, detergentes industriais, indústria cerâmica e indústria metalúrgica.

 

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:
Use equipamento de proteção pessoal. 
Evite o contato com os olhos, a pele ou a roupa.
Evite inspirar partículas aéreas use um meio de proteção das vias respiratórias quando houver possibilidade de exposição.
Lave a roupa contaminada antes de reutilizá-la.
Lave-se cuidadosamente com água e sabão após manusear o produto.

100257
44
Metassilicato de Sódio - 5 Kg
Foram encontrados

227 produtos

nesta página